quinta-feira, 31 de outubro de 2013

INOVAÇÃO



Nós nos perguntamos continuamente como aumentar o share em um mercado no qual a concorrência cresce e se renova a cada dia e as pessoas estão cada vez mais bem informadas e conectadas, em busca de agilidade e diferenciais nos serviços, nos produtos, na forma como são oferecidos e, inclusive, antenadas aos valores da empresa, compartilhados nos produtos. É fato que não existe uma fórmula, já que a resposta depende de muitos fatores, mas existe uma característica que pode ajudar no atingimento deste objetivo. Refiro-me à capacidade de inovar continuamente!
A inovação é um ideal buscado por organizações por simbolizar que a empresa está em movimento, pleiteando o aperfeiçoamento, a descoberta do “ainda não imaginado”, criando novos consumidores ou impactando e impulsionando o consumo para quem já conhece o produto ou serviço. Indica também o respeito da empresa em relação aos consumidores, um agradecimento àqueles que a prestigiaram. Desta forma, são realizadas pesquisas sobre a satisfação pós-compra e as melhorias que o produto pode receber. E neste círculo contínuo de melhor padrão surgem as inovações, que acredito serem fruto da experiência e do modelo mental de inconformismo em alcançar somente melhorias e aperfeiçoamentos.
As empresas e pessoas que agem com a alma na busca por seu propósito para aumentar a satisfação dos consumidores – sendo a satisfação da empresa uma
consequência –, são as que conseguem ser diferentes, com toque de exclusividade ou mesmo com atendimento personalizado. Os procedimentos ajudam, mas não são soluções para a mente e o coração inovadores dos colaboradores.
A cultura e os valores da empresa, o modelo mental dos colaboradores e a vontade deles são os pontos de partida. A empresa acredita, e aos colaboradores são dadas oportunidades de praticar a sua vontade, a habilidade e o conhecimento para serem criativos, incentivando até mesmo
ideias das mais diferentes, porque o comum já é conhecido ou passível de criação por pessoas que não vivem o ambiente no qual a mente pode voar globalmente, localmente ou ir até a lua na busca de como serão os consumidores do futuro...
Na
sequência, é preciso estar conectado com a necessidade ou criar novas aspirações por serviços. Neste aspecto, a generosidade, o respeito e o desejo de ser útil para os clientes são fontes verdadeiras. Naquela ideia de “nossa, por que não pensei antes nesta solução?” está o resultado de quem ficou realmente atento aos movimentos dos clientes. Não é fácil incentivar a nossa mente a estar todo o tempo a serviço do fazer melhor para os nossos clientes, mas é possível quando atingimos o nível do modelo mental preparado para pensar continuamente no bem-estar dos clientes e consumidores.
Um recente estudo da Hoteis.com indicou que no topo do ranking sobre o que os viajantes mais buscam em meios de hospedagem está o acesso gratuito à internet sem fio, seguido pela gratuidade do café da manhã. Se estes são itens importantes para os clientes de uma maneira geral, o que podemos fazer para surpreendê-los neste quesito? O fator “
Uau”, de surpresa, não pode faltar! Não podemos fazer algo apenas para satisfazer, mas proporcionar um presente para os mais variados consumidores, cujas experiências muitas vezes são mais velozes que a nossa rapidez em mudar...
Assim, para a inovação, além das avaliações dos clientes, é fundamental o papel de toda a equipe da empresa, comprometida com o encantamento e a superação da satisfação dos consumidores, além da capacidade da organização em executar e colocar em prática as propostas que vêm da alma de quem está diretamente em contato com os clientes.

Chieko Aoki é presidente da Blue Tree Hotels
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