O artigo abaixo foi escrito por Mauro
Amaral no portal Carreira Solo,
focado em dicas para freelancers.
Existe um momento na
negociação de seus projetos em que saber qual é a faixa de orçamento com a qual
o cliente está trabalhando faz toda diferença.
Entender se um
projeto custará R$ 5 mil ou R$ 50 mil pode guiar todo o seu trabalho,
escolha de parceiros, prazos e prioridade ao redor das horas que você vai
“vender”.
O que queremos
mostrar hoje é como você pode saber sem perguntar qual é a faixa de orçamento
do projeto para o qual você está sendo cotado. Saber sem perguntar evita que
você pareça desesperado por aquele Freela (mesmo que esteja) ou que quer fazer um preço de
ocasião, o que deve ser evitado. Vamos às dicas
Aborde
o histórico da presença do cliente no meio. Ele já fez campanhas? Já tem um site? Já fotografou,
gravou, editou (use aí sua área)? Saber do grau de intimidade do cliente com o
seu fazer profissional, pode dar pistas valiosas
Pergunte
sobre a equipe do projeto. É o cliente que gerencia a equipe? Quantos são?
Equipes maiores com tarefas mais divididas representam budgets menores. Equipes
menores, onde você sabe que vai acumular funções, elevam seu preço
Não
custa nada, por exemplo, saber um pouco da empresa também. É uma start-up? Uma ONG? Um banco?
Um outro freela? Tudo isso pode dar
uma idéia se você está diante de 100 mil dólares (iates, masões…) ou de um punhado
de vale-transporte
E
claro, este mundo que é um moinho, fale com outros freelas. Paga em dia? É regateador? Muda o escopo em cima da
hora?
Por
último: nunca, nunca mesmo, mande o famoso “Quando está pensando em pagar”. Porque
a resposta com maior chance de você ouvir é um sonoro: “Nada”.