“As empresas vão onde
as pessoas estão”
Sim, é uma frase
óbvia, mas é bastante comum ver empresas se posicionando de maneira muito
atrasada nos lugares onde seus clientes estão.
Hoje, se existe um
lugar onde todo mundo está (ou pelo menos 95% dos consumidores da maioria das
empresas), esse lugar é o Facebook.
Com esse crescimento,
hoje o Facebook está com mais de 900
milhões de pessoas no mundo inteiro e, assim, oferece ferramentas (gratuitas e
pagas) para empresas de todos os tamanhos conseguirem se comunicar com seu
público-alvo.
Só que com um
diferencial: você consegue segmentar sua comunicação para não atrair o publico
errado e, principalmente, para que esse esforço de divulgação saia bem em
conta.
A
base de ação no Facebook: conteúdo e uma FanPage
Redes sociais (como o Facebook) são um meio para espalhar conteúdo e agregar pessoas em torno desse conteúdo. Ou seja, ‘conteúdo’ é a essência, já que as redes sociais são simplesmente um meio para isso.
Redes sociais (como o Facebook) são um meio para espalhar conteúdo e agregar pessoas em torno desse conteúdo. Ou seja, ‘conteúdo’ é a essência, já que as redes sociais são simplesmente um meio para isso.
Além disso, você
precisa ter o “perfil” da sua empresa, que, no caso do Facebook, é a FanPage. Ela é a identidade
e onde as pessoas poderão ver mais informações sobre sua empresa, desde o
conteúdo postado por lá, até informações de contato direto.
Conteúdo
útil é diferente de propaganda
Colocar atualizações no Facebook falando apenas “Veja nossos produtos, eles são legais e bacanudos” provavelmente não fará diferença nenhuma e você ainda corre o risco de perder fãs.
Colocar atualizações no Facebook falando apenas “Veja nossos produtos, eles são legais e bacanudos” provavelmente não fará diferença nenhuma e você ainda corre o risco de perder fãs.
Conteúdo útil é
passar dicas ou notícias sobre o seu ramo de atuação (ou algo que seja de
interesse do seu público alvo). A partir disso, essa pessoa que recebe as
atualizações da sua FanPage vai ver algo útil
quando clicar para ler o que você colocou, o que aumenta a chance dela repassar
a mensagem para sua base de contatos.
Que
tipo de fã se deve caçar, quem já é cliente ou só potenciais clientes?
Ambos.
É legal ter também clientes como fãs, pois assim você mantém sua marca forte na cabeça deles e ainda apresenta novas opções de compra.
Ambos.
É legal ter também clientes como fãs, pois assim você mantém sua marca forte na cabeça deles e ainda apresenta novas opções de compra.
Uma boa forma de
aumentar sua base de fãs é através da Publicidade online do Facebook, onde você paga um
valor fixo por cada novo fã em sua FanPage.
O
valor da sua base de fãs
Quando você tiver um número legal de pessoas acompanhando sua FanPage no Facebook, significa que você tem um acesso rápido e fácil a elas. Assim, para mostrar um produto/serviço ou fazer uma promoção fica bem mais fácil.
Quando você tiver um número legal de pessoas acompanhando sua FanPage no Facebook, significa que você tem um acesso rápido e fácil a elas. Assim, para mostrar um produto/serviço ou fazer uma promoção fica bem mais fácil.
Como
transformar sua presença no Facebook em vendas
Além das mensagens diretas para sua base de fãs, você pode fazer campanhas publicitárias dentro do Facebook: de acordo com o perfil do seu público-alvo, você consegue anunciar seu produto/serviço exatamente para quem tem o maior potencial de realizar a compra.
Além das mensagens diretas para sua base de fãs, você pode fazer campanhas publicitárias dentro do Facebook: de acordo com o perfil do seu público-alvo, você consegue anunciar seu produto/serviço exatamente para quem tem o maior potencial de realizar a compra.
Inclusive, você
consegue fazer campanhas apenas quem é fã, ou apenas para quem não é fã – as
possibilidades são diversas.
Eu
vendo para outras empresas. O Facebook é útil pra mim?
Com certeza. O ponto aqui é: você sempre falará com uma pessoa dentro da empresa-alvo, então seu objetivo aqui é alcançar essa pessoa através do Facebook.
Com certeza. O ponto aqui é: você sempre falará com uma pessoa dentro da empresa-alvo, então seu objetivo aqui é alcançar essa pessoa através do Facebook.
Mas
como eu faço tudo isso?
Não é um bicho de sete cabeças que só um Chuck Norris do marketing digital conseguiria fazer. Requer sim esforço e, com o tempo de aplicação, você vai aprendendo mais.
Não é um bicho de sete cabeças que só um Chuck Norris do marketing digital conseguiria fazer. Requer sim esforço e, com o tempo de aplicação, você vai aprendendo mais.
Para facilitar esse
começo de novas empresas no Facebook, a equipe do Facebook do Brasil criou um programa muito bacana: o Rota
do Sucesso. Com esse programa,
basicamente eles:
Criam sua Fanpage
Montam suas campanhas
de anúncios de acordo com a sua estratégia de marketing
Analisam e otimizam
suas campanhas constantemente
Isso sempre com um
suporte direto de um consultor do Facebook que te acompanhará do início ao fim do programa, que
dura 30 dias.
Com certeza esse
tempo de programa pode ser uma ótima opção para quem quer começar a fazer algo
melhor no Facebook e aprender a fundo
sobre seu funcionamento na prática.
Para quem é leitor
Saia do Lugar, ainda existe uma lambuja: R$ 50 em crédito para começar – veja
mais aqui.
Abraços,
Obs.: Esse artigo foi
patrocinado pelo Facebook. Isso significa que
recomendamos seu produto como um exemplo, mas não há interferência na nossa
linha editorial nem na nossa opinião.
Confira nossa forma
de trabalhar com posts patrocinados no
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útil para empreendedores em primeiro lugar.