Em evento para a
imprensa, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), principal
entidade representativa do mercado digital, revelou que o segmento de
publicidade online deve crescer cerca de 14% em 2015, no País. Esse dado é
resultado de um levantamento realizado pela comScore, que contou com a colaboração das principais empresas
que compõem o mercado digital brasileiro.
O estudo ainda mostra que o investimento total em
publicidade na mídia online brasileira ultrapassou R$ 8,3 bilhões em 2014. A
projeção para este ano é se aproximar de R$ 9,5 bilhões. “Esse número mostra a
importância do mercado de publicidade digital no mix de meios de comunicação. O
crescimento em 2014 e a projeção para 2015 certamente fortalecem as empresas do
setor em um ano no qual só se fala de crise e instabilidade econômica. Temos a
certeza que o nosso setor manterá a trajetória de desenvolvimento e
consolidação”, comenta Guilherme Ribenboim, presidente do IAB Brasil.
A pesquisa também analisou os investimentos por áreas do
digital, com valores consolidados de 2014 e projeções para o período de 2015. O
segmento de search e classificados é o que movimenta o maior volume de verbas
publicitárias em 2014, com R$ 3,9 bilhões, seguido por display e redes sociais
(R$ 2,8 bilhões), vídeo (R$ 811 milhões) e mobile (R$ 721 milhões).
Durante a apresentação, Cris Camargo, diretora executiva
do IAB Brasil, ainda destacou iniciativas da associação em prol do
desenvolvimento do mercado digital. “Criamos uma equipe dedicada à educação e
formação de profissionais, que coordena atividades como cursos sob demanda para
as empresas e e-learning”, diz. Cris ainda
revelou novidades do IAB Brasil para auxiliar o mercado em questões
estratégicas como Viewability (métrica que
determina o tempo em que os anúncios ficam expostos aos consumidores), Mídia
Programática, Assuntos Jurídicos (privacidade de dados) e Igualdade
(desenvolvimento igualitário entre gêneros nas empresas). “Teremos novos
comitês para todos esses temas, com o intuito de contribuir para evolução
necessária no mercado brasileiro”.
O IAB está presente em 43 países e, no Brasil, conta com
mais de 230 empresas associadas, entre agências, produtoras, veículos e
anunciantes. O principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento do
mercado digital no Brasil e incentivar a criação de boas práticas para o
planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações
publicitárias interativas.
São Paulo, 14 de abril de 2015
Fonte – iab brasil